tuttisposa.com.br

Cerimonial de casamento: devo contratar um?

Hoje vamos falar sobre um assunto que gera dúvidas na maioria das noivas: o cerimonial de casamento. Afinal, o que faz um cerimonial de casamento? Devo mesmo contratar um? Fique com a gente e esclareça as suas dúvidas!

Antes de mais nada, é importante ressaltar que vamos explicar aqui as atribuições de um cerimonial de forma GERAL. Cada profissional, ou equipe, pode oferecer serviços e até nomes diferentes para o seu trabalho, portanto, sempre que entrar em contato com um cerimonial, pergunte e esclareça suas dúvidas sobre que serviço ele está lhe oferecendo.

Cerimonial de casamento

Cerimonial de casamento – pode fazer toda a diferença (crédito: atequeenfim.com.br)

Existem três tipos de serviço no mercado que se confundem entre si. Dois deles atuam na fase pré-casamento: a consultoria de casamento e a assessoria de casamento. Já o outro, atua no dia do evento, e é o cerimonial.

Vamos começar definindo as funções de cada um dos tipos de serviço.

1- Consultoria de casamento

A grosso modo, a consultoria de casamento tem por função : te instruir na sua fase pré-casamento. Um consultor de casamento atua junto aos noivos dando dicas, inspirações, orientações, e esclarecendo todas as as dúvidas do casal antes do início dos preparativos para o grande dia.

É um serviço rápido, que na verdade ocorre antes do início do planejamento propriamente dito. Este profissional procura conversar com os noivos, entender a sua personalidade, bem como situação financeira, e os orienta a realizar determinado tipo de evento, por onde pode começar a organizar, as tendências do mercado, etc.

Em resumo: um consultor de casamento poupa ao casal o tempo de pesquisa, e aprofundamento no “mundo do casamento”, lhe dando orientações instantâneas por qual caminho seguir.

A consultoria de casamento é muito válida para casais que por algum motivo, não terão muito tempo para o planejamento do casamento, o que os impede de pesquisar em blogs, feiras e sites sobre o que eles realmente querem e sobre como iniciar os preparativos. Além disso, existem casais práticos, que não tem muito “apego” pelo assunto, e que não estão com orçamento apertado, e assim preferem delegar todas as responsabilidades do casamento à terceiros.

2- Assessoria de casamento:

A assessoria também é um serviço realizado na fase pré-casamento, porém, ao contrário da consultoria, se estende por todo o período de organização/planejamento. A assessoria é responsável por indicar alguns fornecedores, analisar contratos, lhe orientar sobre o que cada fornecedor deve cumprir, gerir o orçamento, etc. Obviamente tudo isso deve ser feito sempre de acordo com o perfil e sonho dos noivos.

A assessoria participa ativamente nas decisões, porém a opinião dos noivos deve prevalecer. É necessário que haja um envolvimento entre o casal e sua assessoria, para que uma relação de confiança seja estabelecida e o trabalho tenha sucesso.

Ao procurar este profissional, não seja puramente racional, deixe o seu coração falar mais alto e encontre uma pessoa pela qual tenha uma empatia imediata. A sua assessora deve ser a sua “melhor amiga” na fase pre-wedding, ouvir seus problemas e ajudar a solucioná-los. Lembre-se que ela estará ao seu lado durante toda a fase de organização, portanto deve ser atenciosa e firme desde as primeiras reuniões.

3- Cerimonial de casamento:

Chegamos finalmente ao assunto do post: o cerimonial de casamento. Este é o serviço responsável por garantir que tudo dê certo no dia do casamento.

O cerimonial deve chegar cedo, durante os preparativos da festa, e da arrumação da igreja, e garantir que tudo fique conforme foi contratado.

Ele lidará com todos os fornecedores contratados por você no dia da festa. Além disso, permanecerá durante todo o evento orquestrando os envolvidos de forma que tudo ocorra conforme a vontade dos noivos.

Na cerimônia, o cerimonial de casamento é responsável por:

  • receber e organizar os padrinhos, pais, damas, pajens e o noivo
  • distribuir as lapelas, bouquets, porta-aliança e plaquinhas
  • comandar o cortejo
  • sinalizar ao celebrante e músicos os acontecimentos da cerimônia
  • ajudar a noiva a descer do carro e se posicionar na porta da igreja
  • estar sempre atenta ao vestido e véu da noiva, para que fiquem perfeitos nas fotos

Já durante a festa, a equipe do cerimonial é responsável pelas seguintes funções:

  • controlar a entrada dos convidados
  • acomodar os convidados nas mesas
  • se certificar de que o buffet está servindo corretamente
  • sinalizar ao DJ e aos noivos os acontecimentos
  • auxiliar o fotógrafo durante as fotos dos noivos, pais e padrinhos
  • verificar junto aos noivos se precisam de algo durante o evento

Não são poucas as funções do cerimonial, e para que tudo no dia corra bem, é necessário que ele  tenha acesso prévio a todos os contratos, e que algumas reuniões sejam programadas junto aos noivos, para que a equipe esteja por dentro de tudo que está planejado para o grande dia. Isso, obviamente, se os noivos não contaram com o serviço de assessoria ao longo dos preparativos. Caso a assessoria tenha sido realizada, é indicado que a mesma equipe se responsabilize pelo cerimonial da festa, por já estar familiarizada com tudo que foi planejado.

O cerimonial de casamento será os seus olhos durante o seu grande dia, e cuidará para que tudo ocorra da maneira que você e seu noivo sempre sonharam.

Muitas noivas nos perguntam se o cerimonial de casamento pode ser substituído por um amigo ou parente no grande dia. O que podemos responder é que depende MUITO do tipo de evento que você terá. Para casamentos pequenos, somente da igreja/cartório, com um bolo com champanhe por exemplo, é possível que uma pessoa sem experiência dê conta, desde que bem orientada previamente. Para qualquer outro tipo de evento, NÃO ARRISQUE. Uma orquestra precisa de um maestro para que tudo fique perfeito.

Caso o seu orçamento esteja muito apertado (maioria das noivinhas brasileiras), é preferível que você dispense a consultoria e assessoria ao cerimonial de casamento. Com um tempo razoável para pesquisa, e muita organização, é possível sim sobreviver a fase pré-casamento sozinha!

Crédito: Josiane Pedroso

Crédito: Vivi – Blogueira em Blog Vestido de Noiva

Você pode gostar

Meu Casamento foi adiado. Como informar os convidados

tuttisposa.com.br

Buquê de noiva: Saiba como escolher o arranjo certo para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *