Um dos momentos mais memoráveis da vida é quando concluímos a faculdade. E, para celebrar a ocasião, nada melhor que um belo vestido de formatura!

Afinal, você será a estrela do evento, e é indispensável que se sinta bonita e confortável. Mas como escolher o vestido de formatura ideal? Determinadas cores e modelos podem destacar o tom de pele, por exemplo. 

Para ajudar você com essa tarefa, elaboramos esse conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber para escolher o vestido de formatura perfeito! Prossiga com a leitura e confira!

Qual cor escolher para o vestido de formatura?

Uma dúvida muito comum na hora de escolher o vestido de formatura é a decisão da cor. Aqui, a dica é apostar em uma tonalidade que destaque o seu tom de pele e cor dos olhos.

A análise cromática é uma técnica que visa justamente determinar as cores que mais combinam com a pessoa. Outra forma de acertar na escolha da cor é considerar os tons que estão na moda. A seguir, destacamos algumas sugestões que costumam fazer sucesso, confira!

Vestido de formatura preto

O vestido de formatura preto é um clássico. Por ser em tom neutro, a opção é versátil e fácil de combinar com o calçado e com a bolsa.

Outro ponto positivo do vestido de formatura preto é que ele destaca acessórios e colares brilhantes e metalizados. Então, se você gosta de itens desse tipo, vale a pena apostar nessa possibilidade!

Vestido de formatura azul

Outra opção versátil e bela é o vestido de formatura azul. Seja em intensidade vibrante ou suave, o azul transmite confiança e gera resultados incríveis.

O vestido de formatura azul royal, por exemplo, está na moda e costuma ficar lindo em diferentes tons de pele.

Vestido de formatura vermelho

O vestido de formatura vermelho é indicado para mulheres que gostam de um look moderno, estiloso e super marcante. 

A tonalidade enérgica é perfeita para aquelas que possuem um estilo mais arrojado e personalidade descontraída. Além disso, o vestido de formatura vermelho é tendência na moda atual.

Como escolher o vestido de formatura ideal para o seu tipo de corpo?

Em relação ao modelo, para acertar na escolha, basta escolher um vestido de formatura condizente com o seu biotipo e altura.

Por exemplo, o vestido de formatura curto pode ser uma opção mais assertiva. Para alongar as pernas, indicamos utilizar uma sandália ou sapato nude sem meia calça.

Já o vestido de formatura longo é ideal para mulheres com altura mediana ou alta. As opções com fenda na perna estão em alta e elevam ainda mais o resultado.

Além do comprimento do vestido, vale considerar outros detalhes, como decote e tipo de saia. A seguir, confira algumas dicas que ajudam a equilibrar a escolha da peça conforme o formato do corpo:

  • Triângulo invertido: nesse caso, decotes transpassados e quadrados ajustados valorizam o quadril;
  • Pera: invista em um modelo mais justo na parte de cima e com saia rodada;
  • Retangular: opções justas e com cintura marcada são ótimas pedidas;
  • Ampulheta: aposte em um modelo com decote e sem fendas na saia;
  • Maçã: a opção com decote em V valoriza o busto.

O que vale mais a pena? Alugar ou comprar vestidos de formatura? 

Agora que você já sabe como escolher vestido de formatura, é preciso decidir se vai comprar ou alugar o vestido.

Ambas as opções possuem vantagens. Por exemplo, ao comprar o vestido de formatura, poderá aproveitar a peça e usar em outras ocasiões futuras, como em casamentos.

Ainda, é possível fazer pequenas reformas e personalizar a peça, conforme o seu gosto.

Por outro lado, o aluguel de vestido de festa também pode ser uma escolha interessante. Além de mais econômica, a locação é ideal para quem não tem expectativa de utilizar novamente a peça no futuro.

Perceba que a decisão de comprar ou alugar o vestido de formatura depende dos seus objetivos, do orçamento e até do espaço disponível no guarda-roupa.

Está em busca do vestido de formatura ideal? Conte com a Tutti Sposa! Em nossas lojas, você encontra modelos incríveis, tanto para compra quanto para locação. As nossas unidades físicas estão localizadas em Osasco e Tatuapé. Visite-nos e conheça de perto as opções!