Cada vez mais desejados pelos casais, os casamentos ao ar livre, que já eram populares em muitos países, vêm ganhando destaque também no Brasil. Entre as possibilidades, muitos noivos optam por um ambiente campestre como fazendas, sítios, casarões ou jardins, por exemplo.

Créditos: Lápis de Noiva

Muitas vantagens

Estas cerimônias são ótimas alternativas para quem busca uma festa mais despojada e descontraída e para quem quer escapar da cidade grande e ficar mais perto da natureza. A questão financeira também pode ser um fator decisivo nesse caso, já que o custo em metrópoles é mais elevado.

Além disso, em geral, os enlaces ao ar livre proporcionam maior flexibilidade quanto ao estilo e decoração, já que tudo pode ser personalizado do jeitinho que o casal desejar. Outro ponto positivo é que a paisagem ajuda a compor a ambientação e a luz natural contribui para deixar as fotos lindas.

Organização

Convites: após eleger o local, o próximo passo para quem quer casar no campo é pensar nos convites. É legal lembrar que eles devem expressar e combinar com o clima e identidade visual da cerimônia, por isso, materiais diferentes e mais rústicos, a exemplo de papel kraft com ilustrações como flores, folhas ou passarinhos são boas opções para remeter à atmosfera do evento.

Créditos: Papel e Estilo

Decoração: em relação ao decor, o rústico-chique é ideal para esse tipo de casório. Ele alia o rústico, característico do campo, a detalhes sofisticados. E as decorações vintage e boho também são perfeitas nesse caso. Peças fundamentais são artigos de madeira, vime e cerâmica, mas podem aparecer também itens de sisal, vasinhos coloridos, mobílias de época e mini lâmpadas coloridas ou luminárias japonesas. Flores como dálias, gérberas, margaridas, lavanda e gypsophila (mais conhecida como mosquitinho) são muito usadas e se forem colocadas em garrafinhas de vidro ganham charme especial. Itens DIY (Do it yourself – faça você mesmo) também complementam bem este tipo de decoração, pois os artesanatos imprimem bem a personalidade dos noivos.

Créditos: Pinterest

Menu e bolo: comidinhas mais leves, como saladas e frutas caem bem se estiver calor, mas a grande aposta é na culinária contemporânea, sem muito requinte e até em pratos regionais, típicos da região em que será realizada a cerimônia. Isso vale até para os doces, pois alguns quitutes mais tradicionais de casamentos podem dar lugar a bolos caseiros, compotas e guloseimas regionais. Já o melhor estilo para a estrela da mesa –o bolo– é o naked cake, pois ele pode se adaptar muito bem à decoração. Para sua ornamentação, em um casamento campestre, caem bem flores, frutas e folhas.

Créditos: Universo das Noivas

Créditos: Portal das Noivas

Vestido da noiva : casamentos no campo pedem vestidos leves e tecidos fluidos, como o mousseline de seda e o tule. Modelos tomara-que-caia, de manga curta ou longa e nos estilos boho e vintage são sugestões para as noivinhas que se casam a céu aberto. O indicado é evitar o excesso de luxo e pedrarias.

Lembrancinhas: essas também podem expressar a atmosfera campestre da festa. Aposte nas lembrancinhas verdes, em plantas que vêm em mini vasinhos, como mudinhas de suculenta, de pimenta ou de ervas, que além de lindas, são presentinhos sustentáveis.

Créditos: Revista ICasei

Precauções

Apesar de toda a beleza de um casamento campestre, é válido lembrar que o ambiente tem suas peculiaridades. Por isso, alguns cuidados são importantes já que, com certeza, todo mundo quer que os convidados se sintam muito felizes com o evento.

A primeira precaução diz respeito ao clima. Mesmo se os noivos escolherem um mês que não chova muito e tenha temperaturas amenas, ninguém tem total controle sobre isso, portanto, é sempre bom pensar no “plano B”. Não só pode chover na hora da cerimônia, como antes, deixando o gramado encharcado e se não houver nenhuma uma construção no espaço da festa, é importante montar uma cobertura.

Mas, se na ocasião estiver muito fazendo muito calor, uma ideia é dispor leques e sombrinhas, que também podem ser boas lembrancinhas, e garrafinhas de água com a identidade visual do evento. Já para épocas mais frias, pashminas serão muito bem recebidas pelas convidadas. E nunca se esqueça das clássicas havaianas, pois conforto nunca é demais!

E já que não dá para evitar os mosquitos e pernilongos em locais assim, abuse dos repelentes. Disponha-os nos banheiros para que todos que quiserem possam usufruir deste item.

Créditos: Pinterest