Este post foi feito especialmente para mostrar a vocês as vantagens do casamento ao ar livre.

Este tipo de casamento, que já é muito popular no exterior, vem sendo cada vez mais procurado por noivas brasileiras. Ele pode ser realizado em uma linda praia, no campo ou até mesmo nos jardins de sua casa ou da igreja.

Em geral, o casamento ao ar livre acontece durante o dia. A festa pode até começar à luz da lua, mas a cerimônia costuma ser realizada antes do pôr do sol. Afinal, qual é a graça de se casar em um ambiente aberto e não aproveitar a luz natural para tirar fotos memoráveis?

Algumas pessoas desistem de marcar seu casamento ao ar livre por acharem que a festa será menos animada durante o dia. Confesso que a chance da sua festa ser mais animada à noite é maior, mas, obviamente, tudo depende dos seus convidados e, claro, dos NOIVOS. Tudo acontece muito rápido, portanto não deixe de se divertir. Cabe aos noivos chamar todos para a pista, e trazer a animação para dentro da festa. Afinal de contas, as pessoas estão ali para celebrar a união de vocês!

Outro mito sobre casamentos ao ar livre gira em torno da duração da festa – muitos acreditam que os eventos duram menos durante o dia. Uma opção para fugir desse problema é marcar seu evento para o final da tarde. Você realiza a cerimônia ao pôr do sol, aproveita sua festa ao longo da noite e, para completar, seus convidados não precisam voltar para casa de madrugada.

O mau tempo sempre é um pesadelo para quem opta por esse tipo de casamento. Como você é noiva, mas (ainda) não é capaz de persuadir São Pedro, não tem jeito! O plano B é necessário. Você precisa de locais cobertos para realizar cerimônia e festa caso o seu grande dia seja agraciado com uma chuva.

Casamento ao ar livre – áreas cobertas são extremamente necessárias (crédito: casamentoembuzios.com)

Após estes esclarecimentos sobre o casamento ao ar livre, vamos apresentar a vocês algumas vantagens de se casar à luz do dia.

Casamento ao ar livre: o que servir

O casamento ao ar livre possibilita vários tipos de buffet. Isso é uma vantagem, pois os noivos podem agendar o horário de acordo com seu budget, considerando que buffet é um dos itens que mais pesa no valor final do casamento.

Se seu orçamento estiver muito apertado, a cerimônia pela manhã permite um brunch (mistura de café da manhã com almoço) intimista, somente para parentes e amigos mais próximos. Em geral, este é um buffet menos custoso do que um almoço completo.

Para cerimônias programadas para o horário do almoço com festa ao longo da tarde, é pedido um coquetel volante, seguido de almoço com entrada e prato principal.

Caso a cerimônia esteja marcada para o fim da tarde, o ideal é optar por jantar, ou apenas um coquetel volante com miniporções, com um ponto fixo de massas ou risotos.

Casamento ao ar livre: iluminação

Se existe uma grande vantagem no casamento ao ar livre, ela é a iluminação. A luz natural é uma verdadeira benção para as fotos, e a queridinha dos fotógrafos.

Em geral as fotos à luz do dia tendem a ser mais naturais e até mesmo espontâneas. E se o local do seu casamento tiver uma bela vista, o sucesso está mais do que garantido!

Casamento ao ar livre – iluminação do pôr do sol (crédito: viniciusterror.com)

Outro ponto positivo de se casar em ambientes abertos e durante o dia é a economia feita em iluminação. Em geral são necessários poucos pontos de luz para complementar a decoração.

Além disso, ao cair da tarde, o uso de velas e lanternas criam um ar lúdico e romântico, outro cenário perfeito para belíssimas fotos.

Casamento ao ar livre – lanternas e velas criam charme ao anoitecer (créditos: revista.icasei.com.br; dreamdayweddings.com)

Casamento ao ar livre: trajes

Os trajes do casamento ao ar livre tendem a ser mais leves e despojados, tanto para os noivos, quanto para os padrinhos e convidados, resultando em mais conforto e informalidade.

O vestido da noiva deve ser fluido, de tecidos leves como tule e renda. Abusar dos bordados é permitido, mas evite brilhos em excesso. Para arrematar o penteado natural, basta um pequeno pente, uma tiara delicada ou até mesmo uma coroa de flores naturais.

Para o noivo, a dica é: ternos claros de linho ou apenas uma camisa social com o charme de um acessório, como uma gravata borboleta, ou um suspensório, ou apenas uma linda lapela.

Casamento ao ar livre – trajes leves e claros para os noivos (créditos: stylemepretty.com; vestidaparaoaltar.com.br)

Pense em padronizar a cor dos vestidos das madrinhas em escala de cores, e o dos padrinhos no mesmo estilo do traje do noivo. Fica lindíssimo!

Casamento ao ar livre: decoração natural

Outra vantagem de casamentos ao ar livre gira em torno da economia com a decoração da festa. Se o local do seu casamento for arborizado, ou uma linda praia, procure decorar somente de forma a complementar a beleza natural do espaço.

Em geral, casamentos ao ar livre tendem a ter uma decoração mais rústica e romântica, com móveis em madeira, muitas flores e elementos que traduzem elegância através da simplicidade.

Evite grandes arranjos de flores nas mesas, opte por pequenos vasinhos ou garrafinhas, com flores delicadas para compor um visual mais intimista.

decoração de casamento vintage traz elementos que remetem ao passado e combinam perfeitamente com o casamento ao ar livre. O vintage está super em alta, e é cada vez mais cotado para os casamentos das noivinhas mais estilosas.

Objetos rústicos e ‘antigos’, como porta-retratos de família, bicicletas, máquinas de costura, maletas ajudam a compor a ideia do casamento vintage. As rendas também são vintage, portanto abuse delas nas mesas de bolo e de convidados, guardanapos, convite e vestido de noiva.

Confira também: Vestido de noiva para casamento na praia

Casamento ao ar livre: dicas gerais

  • Não marque o casamento muito cedo. Dê tempo para que você e os convidados possam se arrumar com calma e chegar à festa sem ter que acordar de madrugada.
  • Antes do almoço, evite cerimônias muito longas – lembrando que crianças e idosos costumam ter horário para almoçar.
  • Disponibilize leques de lembrança do casamento nos assentos dos convidados. Enquanto eles te esperam, podem se proteger do sol, se refrescar e até mesmo espantar eventuais mosquitos.
  • Falando em mosquitos, disponibilize repelentes para os convidados.
  • Crie pequenos espaços românticos espalhados pelo ambiente, como pequenos lounges com pufes, velas, mesinhas, composições de arranjos e fotos de vocês.
  • Monte um cantinho especial para as crianças: uma mesa de madeira rústica, almofadas no chão, giz de cera e papel farão a alegria dos pequenos!
  • Monte uma estação próxima aos convidados com garrafinhas de água gelada, ou inove com jarras de água frutada ou aromatizada.

Inspirações para seu grande dia:

Crédito: Oficina das Noivas

Crédito: Inesquecível Casamento

Crédito: /gelisalise.com.br