Quem está sonhando com o momento de falar o tão sonhando SIM, foi pego de surpresa nesse ano de 2020. Mas a criatividade das noivas não param e surgiram novos tipos de cerimônia. Vamos conhecer um pouco de cada tipo de cerimônia.

Mini wedding, Elopement wedding, intimate wedding, destination wedding… é tanto wedding que a gente até se perde, não é mesmo? Por isso hoje vou explicar pra você cada um desses termos e te ajudar a definir qual tipo de casamento é o ideal pra você! Então, vamos a prática:

Elopement Wedding
O elopement é o queridinho da vez. Se você segue o Instagram da Mariée (se não segue, sugiro que siga, separamos muita coisa linda pra te inspirar lá) já deve ter visto muito sobre isso. Esse estilo também é o sonho de consumo dos fotógrafos de casamento. Isso porque é o que rende as fotos mais maravilhosas do mundo.
Pra quem é: Casais que amam viajar e desejam uma cerimônia íntima e sem convidados
Quantidade de convidados: Nenhum. No máximo um fotógrafo ou celebrante
Como funciona: Elope significa Fugir. É como se o casal fugisse da cidade deles para casar longe de tudo, a sós. O noivo e a noiva viajam para o lugar de preferência e podem se casar na presença de um celebante, juiz de paz ou afim. Um fotógrafo para acompanhar é essencial se o local escolhido for desses de tirar o fôlego!
Vantagens:

    • Essa é uma opção mais barata. Mesmo que você escolha fazer o elopement na Tailândia, ainda vai mais gastar menos do que um casamento cheio de convidados.
    • A possibilidade de escolher qualquer lugar do mundo
    • Você vai ter fotos incríveis pra mandar pra todo mundo que ama.
    • Vai evitar stress montando lista de convidados e organizando tudo.
    • Vai unir casamento e lua de mel em um lugar novo.
      Desvantagens:
    • Não ter sua família e amigos por perto nesse momento especial.
    • Não vai ter festa (mas vocês podem comemorar os dois, já pensou sair pra uma balada só os dois em uma cidade nova? vai ser incrível)
    • Você não está na sua cidade local, pode ficar em apuros

Destination Wedding
O Destination Wedding já é velho conhecido nosso. Esse estilo de casamento também inclui viajar, mas levando uma galera com você! Rende fotos tão incríveis quanto as do elopement e geralmente vem no pacote uma festa de arromba.
Para quem é: Casais que amam viajar e não abrem mão de ter as pessoas queridas por perto
Quantidade de convidados: Indefinido. Pode ser um mini wedding como um casamentão, depende do seu orçamento!
Como funciona: O Destination Wedding funciona quase como um casamento tradicional e você pode fazer do estilo que for mais a sua cara. A diferença é que você vai fazer ele em outra cidade, em um lugar geralmente turístico da sua escolha! Existem Organizadores de Casamento especializados nesse tipo de casamento que auxiliam os noivos a organizarem tudo a distância. Ah, lembre de contratar um (a) fotógrafo (a) incrível para registrar todo esse evento para a posteridade! – aqui tem uns ótimos que atendem em qualquer lugar do Brasil.
Um ponto importante é que você deve começar a organizar ele com mais antecedência, assim como enviar os convites bem antes do que o normal. Afinal, seus convidados precisam se programar para um casamento, imagine então um casamento com viagem!
Lembre também de levar em consideração os fatores típicos do local: temperatura, época do ano, período de chuvas/neve/vendavais. Tudo deve ser pensado.
Vantagens:

  • Passar um final de semana/semana ou alguns dias de “férias” comemorando com família e amigos em um destino dos sonhos
  • A possibilidade de escolher qualquer lugar do mundo
  • Fotos incríveis
  • Pode acabar gastando menos que em um casamento tradicional. Por ser em um destino longe da cidade original do casal, exige deslocamento de todos os convidados e mais de um dia riscado na agenda. Muitos não conseguem dispor desses dias ou do investimento para arcar com suas despesas de viagem. Geralmente só os mais chegados acabam se programando para participar de um destination wedding. Mas calma: quem ama o casal sempre dá um jeito e ninguém tem direito de reclamar. É uma seleção natural de convidados!
    Desvantagens:
  • Muitos convidados não conseguem ir
  • Organizar tudo a distância pode ser um pouco estressante (mas nada que um bom organizador não resolva)
  • Geralmente a cerimônia precisa ser no mesmo lugar da festa (não que isso seja desvantagem pra todos)
  • Você não está na sua cidade local, pode ficar em apuros

Mini Wedding / Intimate Wedding
Chega de viajar! Ou não? O Mini wedding pode ser feito onde você bem entender. Esse estilo de casamento leva esse nome porque é justamente um casamento mais íntimo, mais aconchegante, mais mini! Entendeu?
Para quem é: Casais que querem ter os amigos e familiares mais queridos no grande dia
Quantidade de convidados: Sempre muito relativo dependendo do seu círculo de amigos. A regra aqui é: um mini wedding é para pessoas próximas, que frequentam sua casa e estão em constante contato. Mas consideramos mini desde 5 até 90 convidados.
Como funciona: O Mini wedding geralmente acontece em um local mais aconchegante. Pode ser em um restaurante, em uma casa ou em um espaço para festas mais intimista. Pode ser só cerimônia como pode ter festa. Não existem regras quando o assunto é celebrar o amor. Geralmente os noivos fazem alguns detalhes da decoração DIY e o convite é mais despojado.
Vantagens:

  • O custo é um pouco menor do que um casamento tradicional devido ao menor número de convidados (aqui explicamos como os convidados afetam muito no orçamento do seu casamento)
  • Você vai ter do seu lado nesse dia importante só as pessoas mais importantes da sua vida
  • Vai conseguir dar atenção a todos os convidados na festa Desvantagens:
    -Algumas pessoas podem não entender porque não foram convidadas (sinceramente, você não deve se importar com isso)

Casamento Tradicional
Tradicional aqui só tem o título. Porque cada casamento leva um pedacinho dos noivos e da sua personalidade.
Para quem é: Casais que desejam celebrar ao lado de amigos e conhecidos
Quantidade de Convidados: de 90 ao infinito e além
Como funciona: É o combo cerimônia + festão na cidade onde o casal reside. A cerimônia pode ser na igreja ou no local da festa, feita por um celebrante. A recepção vem em seguida e pode ser almoço ou janta (geralmente é janta). A festa bomba e muita gente fica feliz!
Vantagens:

  • Ninguém fica triste de não ser convidado
  • Geralmente a festa é histórica
  • Quase todos os seus amigos queridos podem comparecer
  • Deslocamento fácil, se precisar de qualquer coisa você está “em casa”
    Desvantagens:
  • O custo é mais elevado
  • Vários itens para se considerar na organização (mas nada que um bom organizador de eventos não resolva)
  • Você provavelmente vai ter convidados por obrigação

Fonte: https://mariee.com.br/blog/elopement-destination-mini-wedding-tipos-de-casamento