Hoje vamos tratar de um assunto muito pedido pelas meninas que acompanham o blog: vestido de dama de honra! Parece um ponto fácil de resolver durante os preparativos, mas quando nos damos conta, estamos tão envolvidas resolvendo as tantas outras pendências do casamento, que este assunto acaba passando desapercebido!

As daminhas são uma tradição no Brasil. Enquanto nos Estados Unidos as damas de honra são as amigas da noiva, aqui no Brasil, o costume é que se chamem crianças da família, ou filhas de amigos, para que elas participem do cortejo na cerimônia do casamento.

Antigamente as damas de honra entravam imediatamente após a noiva, segurando a ponta de seu véu. Com o passar dos anos, as meninas passaram a entrar à sua frente, levando as alianças. Hoje em dia, existem várias formas de dispor as damas de honra, ficando a critério da noiva. Elas podem entrar sozinhas antes da entrada da noiva ou até mesmo após o início da cerimônia, trazendo as alianças, por exemplo. Caso as suas daminhas sejam pequenas, elas podem entrar junto à você, sem problemas!

Independente do vestido de dama, momento da  entrada e função, as crianças costumam roubar a cena pelo excesso de fofura! Se elas forem bem pequenas então, aí que o sucesso está garantido!

6 TOP DICAS DE OURO

  1. As damas podem carregar as alianças, bouquets, plaquinhas com dizeres, pétalas de flores, bonecas, bichinhos de pelúcia… deixe a sua criatividade aflorar. Para casamentos na igreja, não invente, opte pelo tradicional.
  2. As damas podem entrar em qualquer momento da cerimônia, mas caso elas sejam muito noivinhas, é melhor que entrem logo no inicio, para evitar que fiquem cansadas com a espera.
  3. O número de damas depende da vontade da noiva, mas a menos que você seja da Família Real, não vale surtar e colocar 10 damas, ok?
  4. O vestido de dama deve ser escolhido de acordo com a condição financeira da família da criança. Caso seja necessário, é elegante que a noiva contribua com a compra/ aluguel do vestido.
  5. Os pajens fazem tanto sucesso quanto as damas, e é uma forma de incluir os meninos da família. Eles não costumam ficar tão a vontade com a situação quanto as meninas, mas cada vez mais conquistam o seu espaço na cerimônia.
  6. Oriente o seu cerimonial a não forçar a entrada das crianças caso elas se assustem, isso é desnecessário e pode gerar traumas. Tenha sempre um plano B para a entrada das alianças, como por exemplo uma dama mais mocinha.

O vestido de dama deve ser acima de tudo leve e confortável. As crianças precisam de liberdade para se movimentar, brincar e dançar ao longo da festa. Ele pode ser no estilo do seu vestido, ou combinar com a paleta de cores escolhida para o evento. Para casamentos diurnos, os estampados ou coloridos são super românticos, enquanto para casamentos noturnos, mais tradicionais, o vestido branco ou offwhite pode fugir do óbvio recebendo uma faixa na cintura na cor da festa!

Preparamos uma seleção fofíssima de vestidos de dama de honra para o dia e para a noite! Esperamos que goste 

Idéias de vestidos de dama

Se adaptam a todos os tipos de evento, principalmente os noturnos e mais tradicionais. São atemporais, e mais fáceis de encontrar para aluguel. Em geral são brancos, offwhite ou perolados, mas os vestidos em tons rosados estão ganhando cada vez mais espaço!

Crédito: Tutti Sposa
https://www.instagram.com/p/BvcOUu4gYn-/

Crédito: Tutti Sposa

https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodedama/modelo/116387

Crédito: Tutti Sposa
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodedama/modelo/113348
Crédito: Tutti Sposa
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodedama/modelo/215340

Sabemos o quanto é difícil escolher apenas um, mas essa é só mais uma das decisões difíceis que devem ser tomadas!

Confira vestido de dama de honra

Crédito: Vivi – Blogueira em Blog Vestido de Noiva