Você que está vivendo a saga pelo vestido dos sonhos já deve ter se deparado com as mais variadas opções de modelos, comprimentos, estilos, tecidos…

Pois o post de hoje é pra te dar um panorama geral justamente sobre este último item da lista! O tecido do seu vestido de casamento deve não só te proporcionar o caimento perfeito, mas também estar em harmonia com outros elementos igualmente importantes, como:

  • o modelo escolhido,
  • o perfil da festa,
  • o conforto de que toda noiva precisa,
  • seu estilo e personalidade 

Afinal, estamos falando da composição mais aguardada da noite (ou do dia! rsrs), com a qual ‘desfilamos’ por algumas horas – e dentro da qual precisamos nos sentir confortáveis e bonitas ^^

Então, por onde começar?

Cada tecido tem um efeito sobre o caimento do seu vestido de noiva (crédito: Tutti Sposa.

É claro que um casamento de dia, mais clean e descontraído, pede um tecido leve, com movimento, da mesma forma que um clássico à noite te abre um leque de opções de volume e brilho.

Se você pretende mandar fazer o seu vestido de casamento, poderá escolher ambos – o tecido e o modelo, e ter a consultoria da sua costureira/estilista na hora de harmonizá-los.

Agora, se vai alugar a peça pronta, comece identificando o que deseja: saia mais justa ou armada? Valorizar o busto ou cintura e quadril? Efeito fosco ou brilho? Liso ou bordado? A partir daí você consegue eliminar os tipos que não se encaixam e avaliar com cuidado os demais.

O segredo é saber casar suas escolhas sem excessos. Para um resultado final lindo, vale conhecer as opções de tecidos e modelos que existem, os efeitos de cada um na composição (na forma, volume, textura, caimento) – e com o que mais combinam.

Bora lá?!

Os tecidos e os modelos

Pra facilitar, vamos começar dando uma palinha dos 5 principais tecidos para vestidos de casamento – e então partimos para os modelos/estilos que harmonizam melhor com cada um.

Renda

A renda é clássica, elegante e dá um ar romântico à composição. Pode compor detalhes (bainha, mangas), transparências (colo, braços) e mesmo o modelo inteiro (quando pede um forro liso para destacar o desenho).

[modelo/estilo]

As rendas caem bem, isso é um fato. Não importa o modelo – corte sereia, saia ampla, modelagem fluida – ou tipo de festa – mais clássicas, modernas e até rústicas –, elas são sempre uma boa pedida. Sem falar nas variações do tecido, que atendem a diferentes estilos.

Créditos: Tutti Sposa
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/vestidodenoiva/tuttisposa/designer/25

Vestido todo em renda: o charme do boho chic (modelo à venda em oamoresimples.com.br)

chantilly é a famosa renda francesa: é a mais macia, leve e fluida, indicada para as noivinhas que buscam um visual bem delicado e bem romântico. A delicadeza dos fios, aliás, rende transparências lindíssimas.

Outra opção é a renda renascença, versão nacional feita a mão, que é mais estruturada e armada, tem traços mais grossos e com padrões de desenhos variados (não só flores e plantas, mas também figuras geométricas e outros). Ela é menos transparente que as outras, mas igualmente clássica e elegante.

Créditos: Tutti Sposa
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/vestidodenoiva/tuttisposa/designer/1

Tule

Com visual ‘furadinho’, lembrando uma colmeia, o tule é composto de uma malha fina e existe nas versões sintética e de seda (esta bem mais fininha que a outra). Fica bem com quase todos os outros tipos de tecido e é muito usado na confecção da saia. Dependendo do tipo escolhido, pode dar movimento ou volume.

Créditos: Tutti Sposa
Cosmobela: 7774

Musseline

musseline é – comparado ao crepe, chiffon e tule de seda, também levinhos – o tecido mais delicado e com caimento mais esvoaçante. É transparente, fluido, fica soltinho no corpo e não enruga.

Créditos: Tutti Sposa
Enchanting 218182
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodenoiva/modelo/218182

Cetim

O cetim é um tecido lindíssimo, luxuoso e imponente. Ele pode ser tanto de fibra natural (de seda, mais nobre) como sintética. É naturalmente macio e, quanto mais seda tiver, melhor será seu caimento – e mais intenso seu brilho!

Créditos: Tutti Sposa
Enchanting 217119https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodenoiva/modelo/217119

Zibeline

Tecido forte, nobre e com brilho discreto, o zibeline tem um caimento superchique. Pode ser feito da seda ou poliéster e permite dobraduras muito bem feitas.

Créditos: Tutti Sposa
Enchanting 118140
https://www.tuttisposa.com.br/colecao/detalhe/vestidodenoiva/modelo/118140

Agora que você já sabe tudo sobre os principais tecidos, vem conferir esse miniguia supercompacto que fizemos pra te ajudar a escolher o seu modelo dos sonhos.

O tecido perfeito para o seu modelo!

 

Leia também: Qual a diferença entre o vestido de noiva sereia e princesa?

(crédito: Blog Vestido de Noiva)